Notícias

Informe-se com notícias recentes da Sociedade Espanhola de Bagé.

152 Anos da Sociedade Espanhola de Bagé

152 Anos da Sociedade Espanhola de Bagé

A Sociedade Espanhola de Bagé que é a mais antiga do Brasil e a segunda da América do Sul ( a de  Montevidéu foi criada antes da nossa ) comemora dia 20 deste mês,  152  anos de fundação. A idéia da criação da Sociedade foi de José Loza, natural de Cadiz, que logo teve o  apoio de 65 espanhóis. Reunidos, escolheram para Presidente Ramón Galibern, de Girona.

A sociedade Espanhola sempre teve destacada atuação em nossa cidade nos mais diversos segmentos, colaborando especialmente com o desenvolvimento cultural ,  artístico e  econômico.

Por ocasião da passagem de seu Centenário , comemorado em 1968 e tendo Geraldo Ustárroz como Presidente, lembramos da excelente programação registrada em Ata Especial pelo Secretário Alfonso Lugris, onde faz um relato detalhado das festividades alusivas aos festejos, deixando para a história os três dias de comemorações que  integraram  famílias de espanhóis e seus descendentes com a comunidade local.

 A abertura contou com a presença do Vice Cônsul Dr Álvaro Ibañes e Reverendo Antonio Guedes representando o Prefeito na apresentação da Banda do IMBA com músicas espanholas no Teatro Glória, seguido de  jantar com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

No dia seguinte, sábado, no Solar da Sociedade Espanhola, inauguração da Placa Comemorativa do Centenário, descerrada pela Sra.  Mariane  Alamón Barcellos, filha de um dos fundadores da Sociedade Espanhola. Na ocasião, falou Antonio Mata representando a Sociedade Espanhola e o Prefeito Municipal José Wilson Barcellos. Após, um coquetel no Salão Nobre do Solar. À noite, no Teatro da Sociedade Espanhola apresentou-se o Corpo de Bailados  da Casa de Espanha, de Porto Alegre, seguido da participação de artistas locais.

No Domingo os festejos iniciaram com Missa na Catedral de São Sebastião rezada pelo Padre espanhol Miguel Rovira. Após, visita ao Panteon para colocação de flores. Posteriormente deslocaram-se para a Associação Rural onde foi servido um magnífico churrasco.

Após o churrasco, um grandioso desfile na Avenida Sete , iniciando em frente a Escola Silveira Martins e  reunindo centenas de pessoas para assistir os inúmeros carros alegóricos e charretes antigas que representavam  várias províncias e regiões  da Espanha como Madrid, Valência, Catalunha, Galícia, Aragon, Murcia, Almeria, Andalucia, Vascongadas, Las Canarias, onde todos os descendentes estavam  vestidos com os respectivos trajes regionais. Participação especial do Conjunto Gallego da Casa de Espanha de Porto Alegre.

Ao término do desfile, dois magníficos carros com faixas escritas  “ À Bagé, nossa Homenagem “ e “ Ao Brasil nossa Gratidão “ .

As festividades do Centenário encerraram na sede da Sociedade Espanhola onde um enorme bolo tinha  cem velas. Após ser cantado Parabéns, as velas foram apagadas pelas Senhoras do Vice Cônsul e do Prefeito Municipal, seguido dos Hinos do Brasil e da Espanha e brindes entre os presentes. . .

Galeria de imagens