Patrimônio

Conheça o nosso patrimônio.

Prédio Social – Rua Monsenhor Constábile Hipólito 150

Aos 22 dias de junho de 1933 foi registrada a compra do terreno destinado à construção do PRÉDIO SOCIAL e em dezembro se deu o início das obras do admirável edifício da Sociedade Espanhola de Bagé. Foi acertado o dia 12 de outubro de 1934 para o ATO DE INAUGURAÇÃO e ficou determinado que nesta data, seria sempre celebrada a tradicional festa da Sociedade Espanhola.
Atualmente com 143 anos de existência, e já que a emigração terminou na década de 50, nossa prioridade é conservar esse importante patrimônio para os descendentes e ensinar a eles os costumes e a cultura da Espanha.

Solar Espanhol – Av. Sete de Setembro 1087

Desde a primeira Junta Diretiva da Sociedade Espanhola de Bagé foram traçados os planos para a construção de um prédio social, com a finalidade de abrigar sócios e também ser usado para as artes.
Esse processo arrastou-se por vários anos e sua construção foi lenta, envolvendo seus presidentes por várias décadas e enfrentando muitas dificuldades financeiras. Foi na gestão de Martín Rosell que se concluiu a obra, registrada com a data de 27 de março de 1905. No Solar até hoje funciona o Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA).

Panteón Social – Cemitério da Santa Casa de Caridade

Aos 25 dias de maio de 1924, em Assembleia Geral, sob a presidência de Bernardo Garicochea, todos os presentes revelaram a vontade em construir o PANTÉON SOCIAL. Aos 25 dias de março de 1928, já concluídas as obras, foi realizada a leitura dos estatutos do “Panteón” para apreciação dos associados, foram impressos e distribuídos.